Quem somos? Reuniões Eventos no Brasil Literatura Arquivos Contato
CCA é para você? Depoimentos Perguntas e Respostas Revista Lifeline Links Contribuições

Sobre o comer compulsivo Sobre o programa de recuperação CCA
O que é comer por compulsão? Os Doze Passos
O que queremos dizer com "comedor compulsivo"? O que são as Doze Tradições? - As Doze Tradições
Como posso saber se sou um comedor compulsivo? O que são os Doze Conceitos? - Os Doze Conceitos
Preciso estar com um determinado excesso de peso para vir para o CCA? Porque CCA dá tanta ênfase ao "Anonimato"?
Se tenho outros problemas de saúde, CCA pode me ajudar? CCA é uma sociedade religiosa?
Como CCA pode me ajudar se tenho bulimia ou anorexia? O que significa "um Poder Superior a nós mesmos"?
Um comedor compulsivo pode usar força de vontade para não comer? Posso parar de comer compulsivamente lendo a literatura de CCA?
Eu falhei em todas as dietas. Como CCA pode prevenir estes "deslizes"? O que fazer para associar-se a CCA?
Vocês aconselham moderadores de apetite durante a perda de peso? Quais são os requisitos para se tornar membro de CCA?
CCA vai me ajudar com uma dieta? Quanto custa se tornar membro de CCA?
Como CCA se mantém?
Os CCAs têm que freqüentar as reuniões pelo resto de suas vidas?
Quem dirige o CCA?
O que é o Escritório de Serviço Mundial (WSO)?
O que é o programa de recuperação de Doze Passos?
O que significa a "sanidade" mencionada nos Doze Passos?
Como Encontrar CCA?

 

 

O que é comer por compulsão?
CCA acredita que comer por compulsão é uma doença - uma doença progressiva - que não pode ser curada, mas que, como muitas outras doenças, pode se detida.
Antes de chegar em CCA, muitos comedores compulsivos se consideravam glutões, proscritos sociais na aparência ou apenas claramente sem força de vontade. CCA crê que esta doença pode ser detida se a pessoa estiver disposta a seguir um programa simples que provou ser um sucesso para um número sem fim de comedores compulsivos.
Após reconhecer que comer compulsivamente é uma doença, a força de vontade não está mais envolvida, visto que o comedor compulsivo sofredor perdeu o poder de escolha sobre a comida. O mais importante é encarar os fatos da doença e tirar proveito da ajuda disponível. Tem que haver também o desejo de recuperar-se. Nossa experiência demonstrou que o programa de CCA funciona para aqueles que desejam sinceramente parar de comer compulsivamente; raramente funciona para aqueles que não estão totalmente certos de que querem parar.

 

O que queremos dizer com "comedor compulsivo"?
Por definição, "compulsão" significa "um impulso ou sensação de estar sendo levado irresistivelmente a executar alguma ação irracional". Não é somente o quanto comemos que faz de nós o que somos, mas a maneira como nos comportamos em relação à comida. Alguns comedores compulsivos comem em segredo, enquanto outros alternam o empanturramento e o jejum. Entretanto, todos os comedores compulsivos têm uma coisa em comum: são levados, por forças que não compreendem, a comer mais ou menos do que eles precisam, e comem essa comida de formas que não são racionais.

 

Como posso saber se sou um comedor compulsivo?
Só você pode decidir.
Muitos membros atuais de CCA ouviram da família, de amigos, e mesmo de médicos, que tudo que eles precisam era um pouco de autocontrole e força de vontade para perder peso e comer normalmente. Acreditando nisso, essas pessoas experimentaram períodos frustrantes de dietas e perda de peso, apenas para recuperar todo o peso perdido e ainda mais. Essas mesmas pessoas finalmente se voltaram para CCA, porque elas sentiram que seus hábitos alimentares as derrotaram, e elas estavam prontas a tentar qualquer coisa para serem libertas da terrível compulsão por comer demais.
Outros, com muito menos peso a perder ou com menos tempo de comer compulsivo, também se voltaram para CCA. Eles descobriram o suficiente sobre o comer compulsivo para reconhecer que se trata de uma doença progressiva.
Em CCA, comedores compulsivos são descritos como pessoas cujos hábitos alimentares têm causado problemas crescentes e contínuos em suas vidas. É preciso enfatizar que apenas a própria pessoa pode dizer se a comida se tornou um problema incontrolável.

 

Preciso estar com um determinado excesso de peso para vir para o CCA?
Não. A experiência mostra que CCA funciona para quase todos que querem parar de comer compulsivamente, não importando de que tamanho o indivíduo seja.
Algumas pessoas que vêm para o CCA já alcançaram seu peso normal; outras talvez estejam abaixo de seu peso normal. Elas se voltam para o CCA para encontrar um modo de vida em que elas possam viver confortavelmente sem voltar aos hábitos alimentares compulsivos.
Existem tantos graus de excesso de peso quantos são os membros de CCA, variando de peso normal até aqueles que têm dezenas de quilos a perder. Seja qual for o peso, todos tiveram o desejo de parar de comer compulsivamente têm as mesmas vantagens ingressando em Comedores Compulsivos Anônimos. Sua relação em comum está expressa no primeiro passo: "Admitimos que éramos impotentes perante a comida e nossas vidas tinham se tornado ingovernáveis."

 

Eu falhei em todas as dietas. Como CCA pode prevenir estes "deslizes"?
Ninguém falha em CCA. Enquanto a pessoa quiser continuar voltando às reuniões, a recuperação é possível.
"Deslizes" de voltar ao comer compulsivo não precisam necessariamente acontecer em CCA, mas isso acontece com algumas pessoas. Embora os "deslizes" possam ser breves algumas vezes, eles podem também levar a "farras alimentares" e ganho de peso. Sempre que acontece um "deslize", os membros são encorajados a esforçarem-se por obter toda a ajuda disponível para eles no CCA.
Aqueles que já passaram por esses períodos dizem que um "deslize" acontece devido a causa específicas. Talvez eles tenham esquecido que eram comedores compulsivos e tenham se tornado confiantes demais. Ou talvez tenham se deixado ficar demasiadamente preocupados com negócios ou compromissos sociais para se lembrarem da importância de abster-se de comer compulsivamente. Ou talvez tenham se deixado ficar cansados, afrouxando suas defesas mentais e emocionais. Qualquer que seja a causa, a solução foi encontrada com a prática do programa de recuperação de Doze Passos de Comedores Compulsivos Anônimos.

 

CCA vai me ajudar com uma dieta?
Para aqueles que buscam a ajuda de uma dieta, CCA recomenda uma consulta a um profissional qualificado. Depois de muitos anos de controvérsias sobre planos alimentares, CCA aprendeu que não é função endossar ou distribuir informações sobre nutrição, guias de saúde e planos alimentares para seus membros. O programa de CCA dá possibilidade aos comedores compulsivos de absterem-se da comida em excesso um dia de cada vez. Comedores Compulsivos Anônimos, entretanto, apóia qualquer membro que queira seguir os conselhos de um profissional sobre nutrição.
CCA não é um clube de dieta. Os membros se recuperam praticando o programa espiritual de CCA. Eles encontram, entre outras coisas, liberdade em relação à obsessão por comida, poder de agir racionalmente em situações difíceis e um modo melhor de viver.

 

Como CCA pode me ajudar se tenho bulimia ou anorexia?
Todos que decidirem fazer parte de CCA são recebidos com amor e companheirismo. Comedores Compulsivos Anônimos apóia o esforço de recuperação de cada um e aceita qualquer membro que deseja parar de comer compulsivamente.
Quando as pessoas perguntam sobre assuntos médicos, CCA sempre recomenda que eles procurem a orientação de um profissional. Comedores Compulsivos Anônimos publica literatura sobre seu programa e comer compulsivo, e não sobre desordens alimentares específicas como bulimia e anorexia.


Se eu tenho problema de tiróide ou de retenção de líquidos, como CCA pode me ajudar?

CCA recomenda àquelas pessoas que precisam de ajuda para uma condição clínica específica, como problema de tiróide, que consultem um médico qualificado. CCA não dá orientação médica.
Os membros de CCA que sofreram de problemas médicos semelhantes descobriram que o programa de CCA possibilitou-lhe seguir as recomendações médicas com menos dificuldade.

 

Vocês aconselham o uso de moderadores de apetite durante a perda de peso?
Comedores Compulsivos Anônimos não pode aconselhar sobre nenhum assunto médico.
A grande maioria de CCAs em recuperação descobriram que eles desenvolvem fortes recursos interiores trabalhando os doze passos. Confiando num Poder maior que moderadores de apetite, eles encontram contínuo sucesso em abster-se de comer compulsivamente.

 

Um comedor compulsivo não pode usar somente força de vontade para parar de comer excessivamente?
Antes se voltarem para CCA, muitos comedores compulsivos tentaram com todas as forças reduzir sua ingestão de comida e mudar seus hábitos alimentares. Normalmente muitos métodos foram tentados: dietas drásticas, pílulas moderadoras de apetite, diuréticos, injeção de um ou outro tipo. Em outros casos, outros "macetes" para emagrecer também foram tentados: comer apenas nos horários das refeições, cortar as porções de comida pela metade, nunca comer sobremesa, comer de tudo menos doces, nunca comer em segredo, abusar apenas nos fins de semana, pular o café da manhã, nunca comer em pé... a lista poderia se estender indefinidamente.
Claro, cada vez que uma nova tentativa era iniciada ou um novo método era tentado, o comedor compulsivo fazia um juramento solene de "seguir a dieta desta vez e nunca mais sair".
Como essas promessas nunca eram cumpridas, sentimentos de culpa e remorso seguiam-se inevitavelmente.
Através desse tipo de experiência, muitos comedores compulsivos admitiram sua falta de força de vontade para mudar seus hábitos alimentares. Quando eles vieram para CCA, eles admitiram que eram impotentes perante a comida. Se eles não têm força de vontade própria, consequentemente precisam de um Poder maior que eles para ajudá-los a se recuperarem.

 

O que significa "um Poder Superior a nós mesmos"?
Antes de ingressar em CCA, muitos comedores compulsivos já haviam percebido que não podiam controlar a sua alimentação. A comida havia se tornado um poder maior que eles.
A experiência de CCA mostrou que, para alcançar a abstinência em relação ao comer compulsivo e manter a recuperação, o comedor compulsivo precisa aceitar e depender de um outro Poder que admita como maior que ele próprio. Alguns comedores compulsivos escolhem interpretações diferentes desse Poder, tal como considerar inicialmente o próprio grupo de CCA como o Poder maior que eles. Entretanto a maioria dos CCAs adotam o conceito de Deus, como Este poder ser entendido pelo próprio indivíduo.

 

CCA é uma sociedade religiosa?
Não. CCA não é uma sociedade religiosa, visto não requerer nenhuma crença religiosa definida como condição para tornar-se membro. CCA tem entre seus membros pessoas de muitas crenças religiosas assim como ateístas e agnósticos.
O programa de recuperação de CCA é certamente baseado na aceitação de certos valores espirituais. Os membros são livres para interpretar esses valores como acharem melhor, ou não pensar absolutamente neles, se assim o escolherem.
Muitos indivíduos quando chegam a CCA têm suas reservas definidas quanto a aceitar qualquer conceito de um Poder maior que eles. A experiência de CCA mostrou que aqueles que mantiverem a mente aberta sobre este assunto e continuarem vindo às reuniões de CCA não terão dificuldades em achar sua própria solução para este problema tão pessoal.

 

Não posso parar de comer compulsivamente sozinho apenas lendo a literatura de CCA?
CCA usa a frase "só por hoje" para descrever uma abordagem básica para a recuperação em relação ao comer compulsivo. Não dizemos que não podemos dar mais nenhuma mordida compulsiva enquanto vivermos. Não nos prometemos não comer compulsivamente "amanhã" ou "pelo resto da semana". Nossa experiência anterior nos ensinou que essas promessas nunca funcionaram mesmo, que a compulsão por comer demais provou ser mais poderosa que nossas melhores intenções de não comer em excesso.
Os membros de CCA perceberam que as vinte e quatro horas de hoje são o único período durante o qual eles podem fazer algo. Ontem já passou. Amanhã não chegou ainda. "Mas hoje", o CCA diz, "eu não vou me desviar do meu programa de recuperação. Talvez eu fique tentado a comer demais amanhã, mas amanhã é algo que me preocupará quando chegar. O dia de hoje é tudo que importa".
Juntamente com "só por hoje", CCA enfatiza a importância de três expressões que são freqüentemente ouvidas fora de CCA, também: "simplifique, não complique", "viva e deixe viver", e "as primeiras coisas primeiro". Ao fazer dessas expressões parte fundamental de nossas atitudes perante os problemas da vida diária, somos grandemente ajudados nos nossos esforços de viver com sucesso sem comida em excesso.
O programa de CCA é simplesmente, mas não é fácil. Recuperar-se de um dos mais desconcertantes hábitos compulsivos requer um esforço diligente. Honestidade consigo mesmo, mente aberta e boa vontade são as chaves que abrem a porta para a recuperação.

 

O que fazer para associar-se a CCA?
Ninguém se "associa" a CCA no sentido usual da palavra. Não existem fichas de sócios a serem preenchidas. Uma vez que tenhamos ouvido falar em CCA e acreditado que temos um problema alimentar, simplesmente comparecemos a uma reunião local de CCA, de nossa escolha.
Deve-se notar que os membros de CCA não têm que comparecer a um número pré-estabelecido de reuniões durante o período determinado. Alguns membros podem freqüentar uma reunião por semana, enquanto outros preferem vir com mais freqüência, quando têm oportunidade.
O gentil lembrete, "Continue voltando", é baseado na experiência da grande maioria de CCAs que descobriram que sua recuperação é abalada quando eles não vão às reuniões por muito tempo.

 

Os CCAs têm que freqüentar as reuniões pelo resto de suas vidas?
Ninguém tem que fazer nada em CCA. Há sempre a escolha entre fazer e não fazer, incluindo a escolha vital entre procurar ou não a recuperação através de CCA.
Acreditando que a alimentação compulsiva é incurável, a grande maioria de CCAs acha importante freqüentar as reuniões regularmente para aliviarem-se dessa compulsão.

 

Quais são os requisitos para se tornar membro de CCA?
Não existem "requisitos" no sentido usual da palavra. A terceira tradição diz: "O único requisito para se tornar membro de CCA é o desejo de parar de comer compulsivamente".
Nada mais é perguntado ou exigido de ninguém. A aceitação e a prática do programa de recuperação de CCA fica inteiramente a critério do indivíduo.

 

Quanto custa se tornar membro de CCA?
Não há obrigações financeiras de nenhuma espécie com relação à associação a CCA. Este programa de recuperação está disponível a todos que quiserem parar de comer compulsivamente, não importando sua condição financeira.

 

Como CCA se mantém?
A maioria dos grupos locais "passam a sacola" nas reuniões para cobrir as despesas da sala, da literatura, e outras despesas adicionais. Os valores excedentes às despesas do grupo são mandados para o intergrupo, o escritório regional, e o Escritório de Serviço Mundial, cujos serviços aos comedores compulsivos dependem primordialmente dessas contribuições regulares.
CCA sempre foi inteiramente auto-sustentável por meio de suas próprias contribuições regulares.
Não é aceita nenhuma doação de fora.

 

O que é o Escritório de Serviço Mundial (WSO)?
O WSO é um centro de serviços cuja função principal é levar a mensagem de CCA a um nível mais abrangente alcançando muitos comedores compulsivos que ainda sofrem.
O Escritório de Serviço Mundial publica a literatura de CCA, incluindo "Lifeline", revista mensal de recuperação de CCA. O WSO também envia comunicados regulares a todos os grupos e intergrupos, proporcionando um elo entre eles e deixando-os informados sobre assuntos que dizem respeito a CCA como um todo. De modo a manter estes contatos os grupos, intergrupos e regiões registrados e publica periodicamente revisões das listas de endereços das reuniões.
O Escritório de Serviço Mundial também atua na área de informação pública, respondendo a pedidos dos representantes da mídia, profissionais de saúde, e outros interessados no comer compulsivo e no programa de CCA.
O endereço do Escritório de Serviço Mundial pode ser informado em nossa página de contato ou diretamente em www.oa.org (em Inglês).

 

Quem dirige o CCA?
O CCA é realmente incomum nisto, pois não tem direção central; apenas um mínimo de organização formal. Não tem escritório ou executivos exercendo poder ou autoridade sobre a Irmandade ou os membros individualmente.
Mesmo na mais informal organização, entretanto, alguns trabalhos têm que ser feitos. Por exemplo, em alguns grupos locais alguém tem que arranjar o local de reunião, responder pelas finanças do grupo, certificar-se de que a literatura adequada sobre CCA esteja disponível, e manter contato com os centros de serviços local, regional e internacional. A nível internacional, as pessoas precisam ser responsáveis pela manutenção e o bom funcionamento do Escritório do Serviço Mundial.
Tudo isso significa que o CCA a nível local, regional e internacional precisa de pessoas responsáveis para executar certas obrigações. É importante compreender que esses membros apenas executam serviços. Eles não tomam decisões individuais, não emitem julgamentos individuais afetando outros grupos ou o CCA como um todo. As pessoas que aceitam essas responsabilidades prestam contas diretamente a quem servem.

 

O que é o programa de recuperação de Doze Passos?
Os Doze Passos são o coração do programa de recuperação de CCA. Eles oferecem um novo modo de vida que possibilita ao comedor compulsivo viver sem a necessidade de comida em excesso. Os passos são apenas sugestões, baseadas na experiência dos membros
de CCA em recuperação. A experiência mostrou que membros que fazem um esforço sincero para seguir estes passos e aplicá-los na vida diária parecem conseguir muito mais de CCA do que aqueles membros que parecem considerar os passos casualmente.
As idéias expressas nos Doze Passos, que se originaram de Alcoólicos Anônimos, refletem a experiência e a prática de discernimentos espirituais conforme registrado por pensadores em muitas épocas. Sua maior importância reside no fato de que funcionam! Possibilitam que comedores compulsivos e milhares de outros que praticam os Doze Passos levem vidas felizes e produtivas. Eles representam a função sobre a qual CCA foi construído.

 

Os Doze Passos
Aqui estão os Doze Passos que são sugeridos como um programa de recuperação para o comedor compulsivo:
1. Admitimos que éramos impotentes perante a comida - que tínhamos perdido o domínio de nossas vidas.
2. Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmo poderia devolver-nos a sanidade.
3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
5. Admitimos perante a Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano e exata natureza de nossas falhas.
6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse das nossas imperfeições.
8. Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados nós o admitimos prontamente.
11. Procuramos, por meio da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade e relação a nós e forças para realizar essa vontade.
12. Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos comedores compulsivos e por em prática estes princípios em todas as nossas atividades.

" A permissão para usar os Doze Passos de Alcoólicos Anônimos para adaptação foi concedida por A.A. World Services, Inc.

 

O que significa a "sanidade" mencionada nos Doze Passos?
A palavra sanidade deriva do latim "sanus" que significa "sadio, saudável". A frase latina "mens sana in corpore sano" significa simplesmente "uma mente sadia num corpo sadio".
Muitos CCAs admitiram seu comportamento irracional em relação à comida, no passado. Uma pessoa com mente sadia não iria reincidir em ações que não funcionaram e ainda esperar resultados diferentes. No segundo passo não está implícito que os comedores compulsivos sejam mentalmente perturbados, mas que, no que diz respeito às atitudes e sentimentos com relação à comida, sanidade não pode ser alegada. Ao voltar-se para CCA e expressar o desejo de retornar a um comportamento racional, eles deram um passo para alcançar "uma mente sadia num corpo sadio".

 

O que são as Doze Tradições?
As Doze Tradições são meios pelos quais CCA permanece unido por uma causa comum. Estas Doze Tradições representam para o grupo o que os Doze Passos representam para o indivíduo. São os princípios sugeridos para assegurar a sobrevivência e o crescimento dos diversos grupos que estão compreendidos em Comedores Compulsivos Anônimos.
Como os Doze Passos, as Doze Tradições têm sua origem em Alcoólicos Anônimos. Estas tradições descrevem atitudes que aqueles primeiros membros consideraram importantes para a sobrevivência do grupo.
Os membros de CCA asseguram a unidade do grupo, tão essencial para a recuperação individual, praticando as atitudes sugeridas pelas Doze Tradições seguintes.

 

As Doze Tradições
1. Nosso bem-estar comum deve estar em primeiro lugar; a recuperação individual depende da unidade de CCA.
2. Somente uma autoridade preside, em última análise, o nosso propósito comum - um Deus amantíssimo que se manifesta em nossa consciência coletiva. Nossos líderes são apenas servidores de confiança; não têm poderes para governar.
3. Para ser membro de CCA, o único requisito é o desejo de parar de comer compulsivamente.
4. Cada grupo deve ser autônomo, salvo em assuntos que digam respeito a outros grupos ou a CCA em seu conjunto.
5. Cada grupo é animado por um único propósito primordial - o de transmitir sua mensagem ao comedor compulsivo que ainda sofre.
6. Nenhum grupo de CCA deverá jamais sancionar, financiar ou emprestar o nome CCA a qualquer sociedade parecida ou empreendimento alheio à Irmandade, a fim de que problemas de dinheiro, propriedade e prestígio não nos afastem do nosso objetivo primordial.
7. Todos os grupos de CCA deverão ser absolutamente auto-suficientes, rejeitando quaisquer doações de fora.
8. Comedores Compulsivos Anônimos deverá manter-se sempre não-profissional, embora nossos centros de serviço possam contratar funcionários especializados.
9. CCA jamais deverá organizar-se como tal; podemos, porém, criar juntas ou comitês de serviços diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviços.
10. Comedores Compulsivos Anônimos não opina sobre questões alheias à Irmandade; portanto, o nome de CCA jamais deverá aparecer em controvérsias públicas.
11. Nossas relações com o público baseiam-se na atração em vez da promoção; cabe-nos sempre preservar o anonimato pessoal em jornais, no rádio, em filmes, na televisão e em outros meios públicos de comunicação.
12. O anonimato é o alicerce espiritual das nossas tradições, lembrando-nos sempre da necessidade de colocar os princípios acima das personalidades.

" A permissão para usar as Doze Tradições de Alcoólicos Anônimos para adaptação foi concedida por  A.A. World Services, Inc"

 

O que são os Doze Conceitos?
Os Doze Conceitos descrevem a estrutura de serviço de CCA e os princípios espirituais que afetivamente conectam nossos servidores ao seu trabalho e uns aos outros.

 

Os Doze Conceitos
1. A responsabilidade e a autoridade finais pelos serviços mundiais de CCA recaem na consciência coletiva de toda a Irmandade.
2. Os grupos de CCA delegaram à Conferência de Serviço Mundial a manutenção ativa de nossos Serviços mundiais; por conseguinte, a Conferência de Serviço Mundial é a voz, autoridade e consciência efetiva de CCA como um todo.
3. O direito de decisão, baseado na confiança, torna possível uma liderança efetiva.
4. O direito de participação assegura para todos igualdade de oportunidades no processo de tomada de decisões.
5. Os indivíduos têm o direito de apelação e petição, a fim de assegurar que suas opiniões e queixas pessoais sejam cuidadosamente consideradas.
6. A conferência de Serviço Mundial confiou a Junta de Custódios a responsabilidade principal pela administração de Comedores Compulsivos Anônimos.
7. A Junta de Custódios tem direitos legais e responsabilidades a ela conferidos pelos Estatutos de OA Inc., subparte A; os direitos e responsabilidades da Conferência de Serviço Mundial lhe são conferidos por tradição e pelos Estatutos de OA, subparte B.
8. A Junta de Custódios delegou ao seu Comitê Executivo a responsabilidade de administrar o Escritório de Serviço Mundial.
9. Competentes servidores de confiança, juntamente com métodos apropriados de escolhê-los, são indispensáveis para o funcionamento eficaz do serviço em todos os níveis de serviço.
10. A responsabilidade pelo serviço é equilibrada por cuidadosa definição das atribuições de serviço; desta forma, evita-se a duplicação de esforços.
11.A administração do escritório de serviço Mundial feita pelos Custódios deve sempre ser auxiliada pelos melhores comitês permanentes, equipes executivas e consultores.
12. O fundamento espiritual dos serviços garante que:
a) Os comitês ou juntas de serviço de CCA nunca se tornem sede de perigosa riqueza ou poder.
b) Fundos operacionais suficientes acrescidos de uma ampla reserva sejam o princípio financeiro prudente de CCA.
c) Nenhum membro de CCA seja colocado em posição de autoridade irrestrita.
d) Todas as decisões importantes deverão ser alcançadas depois de discussão, votação e, sempre que possível, por unanimidade substancial.
e) Nenhuma ação de serviço deverá jamais ser pessoalmente punitiva ou uma incitação à controvérsia pública.
f) Nenhum comitê ou junta de serviço de CCA execute qualquer ato de governo e cada um deles permaneça sempre democrático em pensamento e ação.

A permissão para usar os Doze Conceitos de Alcoólicos Anônimos para adaptação foi concedida por A.A. World Services, Inc.

 

Porque CCA dá tanta ênfase ao "Anonimato"?
Anonimato é essencial dentro da Irmandade, mas de forma alguma impede os membros de saber o último nome de outros membros. Significa que, dentro de cada grupo, os princípios de CCA são colocados acima das personalidades. Anonimato oferece aos membros a certeza de que suas confidências não serão reveladas.
Anonimato também é vital a nível público de jornal, rádio, filmes e televisão. Por essa prática, os membros asseguram-se de que o culto do ego e autoglorificação não serão a destruição da Irmandade de CCA.
Humildade é fundamental para o anonimato. Ao pôr em prática estes princípios, ao abdicar da distinção entre pessoas em favor do bem comum, os membros de CCA asseguram que a unidade de Comedores Compulsivos Anônimos continuará. De acordo com a primeira tradição: "A recuperação pessoal depende da unidade de CCA"... e anonimato é essencial para a preservação desta unidade.

 

Como Encontrar CCA...